quarta-feira, 6 de junho de 2012

O INAFUNDÁVEL TITANIC




 Neste ano de 2012, o navio mais famoso e responsável por uma das maiores tragédias marítimas de todos os tempos, completa 100 anos. Aliás, já completou, em 15 de abril. Foi nesse mesmo mês, que voltou as salas de projeção do globo inteiro, o maior fenômeno de críticas e bilheterias, o monstro Titanic, de James Cameron. Este que inclusive, possui dois filmes seus como as maiores bilheterias mundiais, Avatar e o próprio Titanic. Em primeira e segunda posição, respectivamente.
 Lançado originalmente em novembro de 1997 e no Brasil, em fevereiro de 1998, ficou quase um ano inteirinho sendo exibido pelos cinemas a fora. E de praxe, levou na cerimônia do Oscar de 98, nada menos que 14 indicações à estatueta (um dos maiores recordes, junto de A Malvada, 1950), e tendo sua vitória com 11 prêmios, incluindo Melhor Diretor, e Melhor Filme.


  

A história, todos já sabem. Um homem de classe inferior, Jack Dawson (Leonardo DiCaprio, começando a ascensão na carreira), embarca no navio RMS Titanic, que está partindo de Londres para Nova York, levando consigo mais de 2 mil pessoas. Junto do navio, está Rose Dewitt Bukater (Kate Winslet, maravilhosa), seu noivo milionário Cal, e sua mãe. Porém, para ela, aquela viagem é como ir ao inferno. Ela se sente infeliz e muito mal, principalmente pelo casamento obrigado com Cal, pois ela e sua mãe estão falidas, e sua salvação seriam os milhões de herança daquele homem. Mas ai, o inevitável, ou nem tanto assim, acontece. Jack a salva de uma tragédia e Rose agradecida, começa a manter contato com ele, nascendo daí, uma paixão intensa e proibida.




 Mas quem está narrando toda esta história, é a velha Rose (agora, Glória Stuart), à Brock Lovett, um caçador de tesouros, que junto de sua tripulação e patrocinado pelo governo, estão a busca pelo Coração do Oceano, um dos artefatos mais raros e valiosos do Titanic, e do mundo, naquele instante.
E chegando na parte mais enfática, quando o navio dá o seu adeus ao mundo da superfície, colidindo com um iceberg mortal, próximo a costa de Nova York, é que tudo começa. Logo, é a busca pela sobrevivência, e pelo amor. Ao menos para Jack e Rose, que há esta altura, estão completamente apaixonados. Conta-se aqui também, uma das mais belas histórias de amor, e um dos romances mais amados universalmente.  


  

  


 DiCaprio, realmente estava se estabilizando no mundo cinematográfico, enquanto que Kate Winslet estava em seu sétimo filme, vindo de uma indicação ao Oscar de Atriz Coadjuvante, por Razão e Sensibilidade, romance homônimo da grande escritora inglesa, Jane Austen, onde também dividiu a tela com Emma Thompson. Já mostrava talento, sendo uma das mais elogiadas da produção, e garantindo sua carreira no universo artístico, para sempre. Até hoje está com vários prêmios em casa, incluindo um Oscar por O Leitor, de 2009, e tendo DiCaprio para dividir essa glória, onde ele pode também se consolidar como um dos melhores atores da nossa geração. Já se reencontraram no filme Foi Apenas um Sonho, de 2006, dirigido pelo então marido de Winslet na época, Sam Mendes. Glória Stuart, também pode desfrutar, sendo a atriz mais velha a ser indicada a estatueta de ouro, por seu papel.







 O filme, que foi convertido ao 3D em seu relançamento em abril deste ano, contou com mais alguns dólares à Cameron, a Hollywood e as bilheterias. E não podemos nos esquecer da belíssima trilha sonora, boa parte instrumental, a presença da também grandiosa Kathy Bates, e a melosa canção de Celine Dion, My Heart Will Gon On. Mas, uma grande história como essa, não tem jeito, temos de ver diversas e diversas vezes, e também dizer que enquanto o diretor tiver seus dois filmes ali na listinha, e em primeiro lugar de maiores bilheterias, ele ainda será o "rei do mundo". E o longa, uma joia do cinema. 

  

Matéria por: Lucas Gomes
Nota: 10,0
Título Original: Titanic
Ano de Lançamento: 1997
Diretor: James Cameron
Elenco: Leonardo DiCaprio, Kate Winslet, Billy Zane, Frances Fisher, Kathy Bates, Bill Paxton, Suzy Amis, Gloria Stuart. 
_____________________________________

E claro, leitor ai, o que acha de Titanic?





Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...